Nostalgia

Se eu pudesse por uma trilha sonora na minha vida, seria Imagine do John Lennon.
Já escutou essa música? Acho que 99% das pessoas que lerem isso diram que sim, afinal, grande mestre John Lenno, mas mesmo assim.
Já prestou atenção a letra? Leia, ela merece dez minutos do seu dia para refletir:


Imagine que não há paraíso
É fácil se você tentar
Nenhum inferno abaixo de nós
Acima de nós apenas o céu
Imagine todas as pessoas
Vivendo para o hoje

Imagine não existir países
Não é difícil de fazê-lo
Nada pelo que lutar ou morrer
E nenhuma religião também
Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz

Imagine não existir posses
Me pergunto se você consegue
Sem necessidade de ganância ou fome
Uma irmandade de humana
Imagine todas as pessoas
Compartilhando todo o mundo

Você pode dizer
Que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Eu tenho a esperança de que um dia
Você se juntará a nós
E o mundo será como um só
 
Não, não estou aqui para cantar um hino de paz e amor ao próximo, apesar de ser bastante necessário em tempos tão dificéis. 
Hoje eu só acordei com aquele sentimento de nostalgia muito forte e, para mim, nostalgia sempre se liga a útopia. Nostalgia e caracterizado quando você sente saudade de um tempo ou algo que já passou e você não pode mais revive-lo, mesmo que queira. E saudade, em sua pureza de palavra. E quando você olha para o nada durante alguns minutos e sorri ao lembrar de bobagens. E quando se reune com amigos antigos e começa aquele papo "Nossa lembra daquele dia..." E se sentir velho mesmo tendo dezoito anos, e ter voltar ao passado em pensamento, mas também querer voltar de corpo. 
Bom, esses dias eu entrei novamente em um RPG de Chat - Eu sei eu sei, coisa de milanos atrás - e reencontrei quase toda a galera que conheci nos meus primeiros dias. E foi tão... Tão belo e triste ao mesmo tempo. As pessoas que brigaram, todos ali reunidos em uma única sala relembrando tempos idos. Naquela época nossa preocupação era escola, matérias como química, física, a data do próximo enem, ou ainda: fulano falou mal de mim, ou siclano foi assim. Beltrano quer o "telo" e fulana fica "dando" no "pvt" de todo mundo (prometo fazer uma pequena marca de rodapé para as palavras desconhecidas do texto). Hoje, grande maioria já faz uma faculdade, trabalha. O tempo para RPG caiu e até mesmo o interesse, muitos estão ali apenas para conversar e relembrar, mas participar, talvez nunca mais.
E estranho. Você sabe quando você começa a crescer e a encarar a vida de verdade quando seus problemas passam de pura abstração para a conta no fim do mês ou aquela prova super complicada da faculdade.
E e tudo tão novo e ao mesmo tempo com aquele gostinho de que ja passou por etapas parecidas, e tudo e tão...
Outro momento nostalgico: estava no onibus na segunda quando encontrei com meu professor de física do ensino médio. Lembrei de todos os momentos idiotas e tensos que passei no meu ensino médio. André foi um grande professor, ele tentou me ensinar física - tentou por que eu não tenho o cerebro capacitado para essa técnica milenar de contas malucas - e, foi tão...
Eu queria muito voltar um ano só. Só um. Eu estou terminando o primeiro período de Psicologia e já estou chorando as lágrimas pelo Ensino Médio. Eu sinto falta, e verdade. Dos meus tempos de RPG de Chat, da minha internet discada, da época que eu podia ficar a tarde toda atoa que tava de boa. Sinto falta de muita coisa. Crescer trás muitas coisas, mas faz perder muitas também.
E os amigos? Quantas pessoas deixe para trás. Quantos eu não daria para poder rever e abraçar. Quantos eu gostaria de ter uma oportunidade apenas para dizer tudo que engasgou na garganta na última vez.
Foram muitos. Desde a Educação Infantil até minha formatura. Quantos cursos, quantas séries, salas, professores, amigos, colegas, inimigos, confusões, incertezas... Tanta coisa. Tanta vida. E havera muito mais pela frente, muito mais despedidas e reencontros.
E tão dificil dizer adeus, e tão dificil esquecer. Mesmo que você toque sua vida, ainda terá lembranças guardadas de dias que correu da coordenadora ou pulou o muro da escola, ou ficou até altas horas da madrugada na internet fingindo ser um bruxo.
E eu me pergunto, por que o tempo passa?
Já pensou em ficar congelado em uma época da sua vida? Estagnação. Sem crescimento, sem evolução, mas em um ambiente seguro, onde viveria coisas boas - e ruins - para sempre.
E enquanto eu escrevo isso sorrindo lembrando do monte de bobagens que fiz e do monte que eu deveria ter feito e não fiz. Na hora que parei, que pensei demais, ou falei de menos. Na hora que tudo travou e nada saiu. Na hora que simplesmente chorei. Na hora que não chorei. Muita coisa podia ter sido diferente, mas não teria tido metade do sabor e do gosto de saudade, regado com bastante alegria e duas pitadas de tristeza que tem hoje. Quer dizer, eu to dando muitas voltas para comentar sobre outro assunto que ta me ferindo aos pouquinhos, mas esse também tem sua culpa no cartório. Pela simplicidade dos momentos que dei valor e que deixei passar, pela questão que e puramente Nostalgico lembrar disso tudo. Como um ex-patriado longe de sua terra amada, sou eu longe dos meus momentos felizes. A diferença e que para mim, não há volta (não até inventarem uma maquina do tempo).

Vai ter uns filhos da mãe que vão ler isso e falar: "Mas Lorena, você está dizendo como se tivesse 30 anos e tem só 17 anos, começou a vida agora..."
E eu respondo: Existe idade para sentir saudade?

...
Tributo a todos aqueles que passaram na minha vida e talvez esse fluxo abstrato e corrido da nossa existência jamais me dê oportunidade para revê-los:

Na verdade, tudo acaba por mudar. O que sinto agora não podia imaginar
Meu coração sabia e me revelou, mostrando novas emoções, meu mundo transformou
São tantas coisas perdidas na estrada, mas esse tempo passou
Agora eu sei, a vida e para viver
Sem medo de Perder
Agora eu sei, há muito que sentir
Se o coração pedir, a parte de mim esquecida
Me chama de volta que eu vou, vou, vou
Contigo eu Vou ♥

0 comentários: